Colégio Salesiano São Gonçalo inova e comemora Dia do Estudante com drive trhu


Devido à pandemia de coronavírus, o Colégio São Gonçalo decidiu organizar a festa comemorada anualmente recebendo os alunos que não precisaram sair dos carros para aproveitar festa. Colégio São Gonçalo preparou uma grande surpresa para os alunos.
Colégio Salesiano São Gonçalo
Um drive trhu promovido pelo Colégio Salesiano São Gonçalo marcou em Cuiabá a comemoração do dia do estudante e a celebração dos 205 anos de Dom Bosco. Tradicionalmente, a instituição realiza anualmente uma festa em comemoração a essas datas, celebradas dias 12 e 16 de agosto respectivamente. Este ano, a unidade educacional, decidiu inovar devido à pandemia de coronavírus que assola todo o mundo.
A comemoração se estendeu por três dias, respeitando as normas dos órgãos de saúde. Dentro do veículo, os estudantes foram sendo recepcionados por banda musical e pelos professores. Além disso, a instituição presenteou cada aluno com uma lembrança especial.
Na quinta-feira (13) foi a vez dos alunos do ensino médio participarem da comemoração. Já na sexta-feira os alunos do ensino fundamental dos anos finais puderam aproveitar a festa e, no sábado, os estudantes da educação infantil e anos iniciais receberam todo o carinho e a atenção dos professores e funcionários do Colégio Salesiano São Gonçalo.
Pais e alunos não precisaram sair dos carros para participar da festa.
Colégio Salesiano São Gonçalo
O diretor da escola, padre Hermenegildo Conceição Silva, pontua que a ideia foi de promover um reencontro, mesmo que rápido, entre estudantes e equipe do colégio neste período em que as aulas estão suspensas devido à pandemia e demonstrar o carinho e o respeito que o Colégio São Gonçalo tem pelos seus alunos.
“Esse é um momento muito especial, que iniciou com algo pequeno e se tornou essa festa tão bonita. O distanciamento social e todos os efeitos da pandemia provocaram muitas dificuldades e, nesse momento, unimos ainda mais a realidade que sempre tivemos, de estarmos juntos, de podermos olhar nos olhos uns dos outros. Para os professores foi um momento muito especial de encontro, de poder saber que tudo aquilo que vivenciamos nesses tempos se renova e se restaura diante da nossa criançada, adolescentes e jovens. Então, não há palavras para explicar o quanto isso é importante para nós e para eles”, destaca o padre.
Além disso, a homenagem a Dom Bosco, celebrada pelos salesianos de todo o mundo neste mês, é esperada todos os anos pelos estudantes. O método educacional do santo italiano, chamado pai e mestre da juventude, continua formando homens e mulheres para a vida e a fé. Justamente por isso que os alunos do Colégio São Gonçalo aguardam por esse momento de celebração.
A aluna do 2º ano do ensino médio Mariane Queiroz destaca que desde que iniciou os estudos no Colégio Salesiano São Gonçalo, há três anos, se sente muito acolhida por todos.
Lembrancinha foi preparada com carinho para os alunos.
Colégio Salesiano São Gonçalo
“O Colégio Salesiano São Gonçalo coloca amor em tudo que faz, inclusive nessa festa. A gente se sente como uma família. Por isso sou grata a Deus pelos diretores, coordenadores, professores, enfim, por todos os que estão ali e que fazem com que a gente sinta o amor de Deus”, afirma ela.
A supervisora escolar Derli Cleria da Silva Cezar enfatiza que os alunos são a razão da existência do Colégio São Gonçalo.
“Os alunos representam a existência do colégio. Então a escola é viva quando tem os alunos. Essa homenagem foi uma coisa extraordinária com a presença deles. Nos surpreendeu. Ficamos muito felizes e a emoção foi total”.
Para Rodolfo Borges, pai da aluna Yasmin Homobono Borges, do 2º ano do ensino médio, a pandemia causada pelo novo coronavírus mostrou à sociedade algo que os educadores sempre souberam: a importância da escola.
“A escola teve uma ideia formidável de criar um “drive thru”, aonde fomos recebidos pelos padres, professores e coordenadores, foi emocionante. É muito importante lembrar que no dia de ontem, celebramos a festa de Dom Bosco, e eu não poderia esquecer de falar sobre o meu respeito aos salesianos e ao carisma de Dom Bosco. O colégio São Gonçalo tem sido um grande ponto de apoio, neste momento em que estamos passando. Só esse carisma de Dom Bosco e dos padres salesianos para nos tranquilizar nesse momento”, destaca.
Professores não esconderam a alegria ao rever os alunos.
Colégio Salesiano São Gonçalo
Dom Bosco, fundador da Congregação Salesiana, nasceu em 16 de agosto de 1815, na Itália, em uma família de camponeses católicos.
Ficou órfão de pai com dois irmãos. Sua mãe, Margarida, era uma mulher forte e decidida. Criou três filhos sozinha. Um misterioso sonho marcou a vida de São João Dom Bosco aos nove anos de idade. Os anos que se seguiram foram orientados por esse sonho. Margarida Bosco suportou humilhações e cansaços extremos para que seu filho chegasse a ser padre.
Ordenou-se sacerdote em 1841, em Turim, Itália. O mundo passava por grandes transformações. Na miséria desoladora dos subúrbios havia jovens desocupados, sem rumo, famintos. Ai o novo sacerdote identificou com quem dedicaria sua vida. Dom Bosco fez tudo para impedir que os jovens abandonados fossem obrigados a roubar para comer e acabar nas prisões.
O santo dos jovens morreu no dia 31 de janeiro de 1888, com 72 anos. Foi aclamado pelo Papa João Paulo II como o “Pai e Mestre da Juventude”.
Veja mais fotos nas redes sociais e no site do Colégio Salesiano São Gonçalo:
Instagram: https://www.facebook.com/saogoncalocba
Facebook: https://www.instagram.com/saogoncalocba/
Site: http://www.cssg.g12.br/

Compartilhe