Fogo consome vegetação nativa em vale entre dois bairros de Campo Verde (MT)


Bombeiros combateram incêndio com ajuda de moradores, mas depois de menos de 2 horas as chamas voltaram mais fortes. Fogo foi combatido e depois voltou com labaredas altas de até 5 metros
Valmir Faria/Prefeitura de Campo Verde-MT
Um incêndio destruiu parte de uma área de aproximadamente 50 hectares de cerrado nativo localizada em um vale entre os bairros Recanto do Pássaros I e II e São Miguel, em Campo Verde, nessa segunda-feira (17).
O fogo começou por volta de 16h. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi até o local. Cinco homens, com o apoio de um caminhão tanque, combateram as chamas depois de aproximadamente uma hora e meia.
Área queimada fica entre dois bairros
Valmir Faria/Prefeitura de Campo Verde-MT
No entanto, por volta de 19h houve novo chamado e novamente o Corpo de Bombeiros deu início ao combate ao fogo, que voltou ainda mais forte. As labaredas, devido ao clima seco e à vegetação seca nessa época do ano, atingiram mais de 5 metros de altura e chegaram muito próximo às casas do bairro Recanto dos Pássaros.
Como a área é de difícil acesso devido à topografia, os bombeiros tiveram dificuldades para controlar as chamas. Eles contaram com a ajuda de moradores.
Incêndio deixou rastros de destruição em mata nativa
Valmir Faria/Prefeitura de Campo Verde-MT
Nesta terça-feira (18) ainda era possível ver focos do incêndio. Para evitar que o fogo se alastrasse novamente, uma equipe do Corpo de Bombeiros fazia o controle utilizando abafadores e bombas costais.
A área atingida faz parte de uma propriedade particular e é moradia de animais como macacos-prego, cobras, tatus, pacas, cotias e uma infinidade de pássaros, além de abrigar nascentes que são tributárias do Rio São Lourenço, um dos formadores do pantanal mato-grossense.

Compartilhe