Sintomas da Covid: veja ranking dos 11 mais comuns no Brasil, segundo pesquisa da UFPel


No topo dos sintomas estão a dor de cabeça, mudança no olfato ou paladar, febre, tosse e dor no corpo. Veja a tabela. Febre, tosse, dor de cabeça não são os únicos sintomas da Covid-19
Wagner Magalhães/G1
Dor de cabeça, febre alta, perda de olfato e paladar. Esses são alguns sinais da Covid-19. Uma pesquisa brasileira, ainda não publicada, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e outras instituições brasileiras, mostra quais são os 11 sintomas mais frequentes em pacientes com o novo coronavírus.
Os pesquisadores são responsáveis pela EpiCovid, o maior estudo sobre a prevalência da doença no país. Eles testaram e incluíram no estudo 31.869 pessoas de 133 cidades de todos os estados brasileiros.
No topo dos sintomas estão a dor de cabeça, mudança no olfato ou paladar, febre, tosse e dor no corpo. Veja a tabela:
Sintomas mais frequentes em pacientes com anticorpos para o Sars-CoV-2
Para a epidemiologista e pneumologista Ana Menezes, da UFPel, a relação entre a alta frequência de mudanças no olfato ou paladar e a presença dos anticorpos torna esse sintoma muito importante no diagnóstico da Covid-19.
“A mudança de olfato ou paladar foi cinco vezes mais frequente entre os que tiveram resultados positivos do que nos negativos”, sinaliza a médica. Essa diferença pode ter sido de até 6 vezes, se consideradas as margens de erro definidas pelos pesquisadores.
Para detectar a presença de anticorpos para o vírus, os cientistas usaram um teste rápido, previamente validado. Os participantes, testados entre os dias 21 e 24 de junho, foram questionados sobre terem tido ou não algum sintoma da Covid-19 nos quatro meses anteriores, desde o início da epidemia no Brasil.
Perda de olfato foi sintoma mais frequente em estudo com 2 mil pacientes de Covid-19
Cada pessoa infectada com Covid-19 transmitiu doença para outras 3 nos primeiros meses da epidemia no Brasil, mostra estudo
Veja o que estudos recentes descobriram sobre efeitos do novo coronavírus no corpo
Diretor-geral da OMS reforça que assintomáticos podem transmitir o novo coronavírus
Initial plugin text

Compartilhe